sábado, 18 de dezembro de 2010
Análise do CD "Diamante" da Damares
Quem era Damares antes do lançamento do Cd "Apocalipse", em 2008? Confesso que eu (Quem escreve) não a conhecia, mas se perguntar hoje eu respondo: É uma das cantoras recordistas de vendas do meio gospel e quem já ouviu o seu testemunho pode dizer que, de fato, sua Vitória hoje tem "Sabor de Mel"! De casa nova, a Sony Music, Damares acaba de lançar o CD "Diamante", sexto CD de sua carreira, e que causou um fenômeno antes mesmo de ser lançado, se tornando disco de ouro! O CD tem, em sua maioria, canções de autoria de Agailton Silva, mas de outros compositores como Dill (Os Nazireus), Irmãs Andrads, Lázaro e Eduardo, Tângela Vieira, Roberto Reis e Anderson Freire, ainda conta com a participação especial de irmão Lázaro na faixa "Derrama Shekinah". Confiram agora a análise do CD "Diamante".
01. Diamante - Faixa título e que abre o CD, foi composta por Agailton Silva e é cantada numa suavidade que a torna uma das músicas mais gostosas de se ouvir do CD. Damares vai levando tudo calma e ungidamente e, como na maioria das canções de Agailton, o coro é bem repetido: "É Química, é Química, é Química de Deus que faz o elo do carbono ao diamante | É Química, é Química, é Química de Deus que fez você a jóia linda mais brilhante". O resultado é ótimo, com um back perfeito, principalmente no finzinho quando Damares canta "a jóia linda" e eles respondem "diamante". Nota 11!
02. De Repente - Essa música é perfeita! Que abertura, que coro, que back, que interpretação! Fiquei de boca aberta quando a ouvi pela primeira vez, pois particularmente amo músicas que brincam com a rima, confiram o coro: "Adore, crente, dê Glória aí! De repente Deus pode agir | Esse Deus ninguém segura, de repente Ele te cura e dá Vitória pra quem insistir | De repente vamos sumir e pra Glória vamos subir | Adorando Deus ao vivo, o Cordeiro que está Vivo | De repente estaremos ali". Dá até pena quando ela acaba, muito boa mesmo! Nem tenho mais palavras pra falar, pois já me expressei muito no início! (rs). É composta por Dill, da dupla "Os Nazireus".
03. Um Novo Vencedor - Essa foi a escolhida pra ser a música de trabalho. E vamos combinar que acertaram em cheio! Essa é uma das mais belas, sem sombra de dúvidas. Fala da fragilidade do homem e da Grandeza de Deus e que Deus pode mudar o quadro de uma maneira linda e tremenda, ainda que se esteja habitando em terra de gigantes! Talvez seja essa a música que define o ministério de Damares: "Agora é só Vitória, agora é só Vitória, agora é só Vitória, só Vitória... | A prova acabou, a luta foi embora; agora é só Vitória, só Vitória | Agora é só Vitória, agora é só Vitória, agora é só Vitória, só Vitória... | A prova acabou, a luta foi embora; agora é só Vitória". Vale a pena conferir! A autoria fica por conta de Agailton Silva.
04. Glória - Quando li esse título pensei que essa seria uma canção de Fogo pra quem gosta de reteté, mas nem tudo o que é parece... Antes que você também pense, já venho dizendo que não é! É uma canção lindíssima!
É outra que brinca com a rima (Amo!). Tem uma letra curta, porém inesquecível: fala da Glória de Deus, que muda o ambiente, que é Comovente, que age na Igreja e começa no Altar! Começa com o back (Que coincidência: a quarta música do CD "Assim Sou Eu" da Vanilda Bordieri também começa assim!) e tem a participação, pequena, mas que fez a diferença de Jairo Bonfim e do coral Renova Soul. Foi composta pelas Irmãs Andrads.
05. Fim do Mundo - Mais uma música de Agailton Silva com o tema. Quem não se lembra da música "Apocalipse" (Damares) ou da música "Após o Arrebatamento" (Vanilda Bordieri)? Então, essa música é bem nesse estilo: catástrofes naturais, assuntos científicos, queimadas e muito mais. É uma canção pra "tremer, abalar, sacudir, desestabilizar, balançar" e acordar o Povo de Deus para a Vinda do Senhor! Embora seja muito longa (7'20"), é uma linda canção e não é enjoativa.
06. Sacrifício e Adoração - Composta por Lázaro e Eduardo, essa música começa com uma ministração da Damares, o que dá um ar diferente e um destaque a mais pra essa faixa. Traz um coro forte e tem que ter fôlego pra cantá-lo, mas Damares tira isso de letra! Muito bonita, mas não a mais bela do CD.
07. Na Mesa do Rei - Esse assunto "tá na moda" no meio Gospel. Está todo mundo cantando a exaltação e decretando o fim da humilhação! Eliã Oliveira já gravou assim (Adeus Lodebar), Vanilda Bordieri & Célia Sakamoto (Na Mesa do Rei, composta por Samuel Mariano) e Rayssa & Ravel (O Rei e o plebeu), mas está aí uma prova de que a Palavra de Deus se renova a cada dia: Cada uma fala com a gente de uma forma diferente. É uma bela canção, composta por Tângela Vieira e já gravada pela mesma.
08. Derrama Shekinah - Essa tem o estilo que qualquer baiano gosta! No ritmo "axé", essa música conta com a participação do irmão Lázaro e, segundo Damares, foi usada pra pedir a Deus que derrame Sua Shekinah sobre a Bahia e que a Unção do irmão Lázaro contagiou a letra. E se eles queriam impactar, conseguiram! Muito boa de se ouvir e de autoria de Agailton Silva.
09. Quem Viver Verá - Título forte, não? Essa música tem uma introdução lindíssima: com harpa. Jennifer Campbell levou muito bem esse instrumento. A letra fala de Davi, que enfrentou a Golias mesmo desacreditado por muitos, mas venceu e foi aplaudido e elogiado. Em seguida, compara a sua história à do crente que muitas das vezes é encorajado não a lutar, mas a desistir. Mais uma vez a repetição presente nas músicas de Agailton Silva: "Quem viver verá, quem viver verá | Deus mudará tua história, quem viver verá | Quem viver verá, quem viver verá | Deus te entregará a Vitória, quem viver verá". E com certeza é muito tocante! Vale a pena ouvir.
10. Adoração sem fim - É uma canção mais animada, pra cima, ótima para os jovens da Igreja cantarem! Tem uma letra bem repetida, mas não enjoada. Conta também com a presença forte do back. É de autoria de Roberto Reis.
11. Ação de Deus - Composta por Agailton Silva, é uma canção que fala do Agir de Deus na vida dos escolhidos, que é como um Magma correndo nas veias do crente, elevando a temperatura e pondo o crente em ebulição. É assim ou não é?! Um ponto muito bom dessa faixa é no final, quando mais uma vez vem a repetição, em que os instrumentos são minimizados, destacando a voz da Damares e do back, tipo Vanilda Bordieri no finzinho de "Após o Arrebatamento": "Olha Deus aí de novo, olha Deus aqui | Olha Deus aí, olha Deus bem no meio do Seu Povo | Olha Deus aqui, olha Deus aí, olha Deus bem no meio do Seu Povo | Olha Deus aqui, olha Deus aí
Olha Deus, olha Deus aqui de novo | Olha Deus aí bem no meio do Seu Povo | Olha Deus aí, olha Deus, olha Deus aqui de novo | Olha Deus aí". Muito linda mesmo, uma das mais belas do CD.
12. Preciosidade - Outra canção das Irmãs Andrads, essa canção tem tudo a ver com o título do CD, a começar pelo seu título também! É uma canção que fala do abandono e desprezo sofridos por alguém em que não se é visto o seu valor. "Mas o Garimpeiro tanto, tanto insistiu que no meio do barro Ele viu a pedra escolhida"- esse trecho confirma que a vida dessa pessoa é valiosa para o Garimpeiro e que mesmo que não seja visto, Ele sabe do valor de cada um, pois Ele é o Lapidador. Muito linda e perfeita na letra, no arranjo e na interpretação!
13. O Brasil é do Senhor - Essa música é um pouco parecida com a música "Viajando pelo Brasil", cantado por Lauriete e composta por Daniel e Samuel, pois fala de todos os estados brasileiros, com destaque para o Paraná, é claro, no trecho "Paraná é de Jesus, é um Pedacinho do Céu |
É uma terra abençoada que tem o "Sabor de Mel"". Mas Lauriete também dá um destaque pro Espírito Santo ("E quando eu voltar pro Espírito Santo, canto em Vitória"). É uma canção bem animada e composta por Agailton Silva.
14. Consolador - Essa canção é muito linda. Composta por Anderson Freire, ela já foi gravada pela dupla Rayssa & Ravel (CD "Como Você Nunca Viu"), mas aqui ganhou novos arranjos. Ficou linda na voz da Damares, mas como nada acontece duas vezes da mesma maneira, eu prefiro a primeira versão, o que não tira a qualidade da música, que conta com a participação do coral Renova Soul, dando um toque todo especial à música.
Bom, por enquanto é só! Esperamos que tenham gostado e que isso possa esclarecê-los na hora de comprar o CD. Uma dica: Vale muito a pena! Não deixem de adquirir numa loja perto da sua casa! Agradecemos a todos que comentarem, como já dissemos, sua opinião é o que importa. Desde já gostaríamos de agradecer aos leitores que comentaram na análise do CD "Assim Sou Eu", recebemos críticas e elogios e isso é muito bom: nos leva ao aprimoramento! Por isso, deem sua opinião. Obrigado a todos. Até a próxima!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo que o Cd está com uma ótima produção, uma nonoridade muito boa de ouvir, a cantora favoreceu seu timbre nesse CD. mas para que tem o Apocalipse esse CD se tornou repetitivo em sua essência e em palavras que têm sonoridade muito forte (vulcão, placas tectônicas, magma. camada de ozonio...) Sem contar que Fim do mundo é uma faixa idêntica a apocalipse, que eu acredito que não era hora para ela gravar, devido a proximidade do sucesso estrondoso de apocalipse, se bem que acredito que nem deveria ser gravado pela mesma cantora de apocalipse.
ResponderExcluirEu tbm conheci a damares com a musica Apocalipse, e confesso que ansiava muito pelo Diamante, mas eu me decepcionei, tenhu o CD pq coleciono e pelas faixas adoração sem fim e sacrificio e adoração que valem muito a pena
não concordo com vc
ResponderExcluira musica diamante é uma coisa sem noção
é a apior.
e chega desse negocio de placa tectonica, camada de ozonio, etc.. o povo já ta cansado disso
se tirasse umas 6 faixas do cd não faria falta alguma agora a musica derrepente é perfeita linda mesmo.
Não entendo como existem pessoas tão cegas que não exergam o que tem na frente dos olhos. Como podem dizer que a música Quem Viver Verá é linda, é maravilhosa etc. É uma tremenda massagem de ego.
ResponderExcluirTem tendência vingativa, não exalta e nem adora o nome do Senhor, uma simples análise da idéia central do texto já dá pra perceber que a única função da música é exaltar os crentes e não a Deus. E o cúmulo do absurdo é a frase que diz que o crente vai ser aplaudido pelo rei e pelas mutidões. ACORDEM, isso é a mesma idéia de Nabucodonossor quando disse que levaria seu trono mais alto que as estrelas. Este hino é narcisista e maximista do Eu pessoal de cada um. A letra deste hino é tão pior quanto o Sabor de Mel.
Quem quiser uma massagem de orgulho e exaltação pra si escutem esses hinos.
Quem quiser adorar a Deus escutem e analisem Sonda-me de Aline Barros e vejam a diferença.
CD maravilhoso, melhor do que muitos novos cds por ai,ela só errou um pouquinho em colocar muita quimica,mas a Damares no estilo pentecostal é a melhor ,não tem igual!!!
ResponderExcluirO cd diamante é lindo.As músicas são lindas.
ResponderExcluirA música que fala sobre o fim do mundo é um alerta,não só para o povo de Deus,mas para todas as pessoas.É um tema que deve ser atual em todas as ocasiões.Que este cd seja divulgado não só no
Brasil,mas em todo o mundo!!!
Lindo o CD, mas realmente a química contém erros, mistura de química e física, mas considerando que ele Agailton não é químico perdoaremos. preciosidade não ganhou tantos arranjos mas para mim é um das letras mais profundas e perfeitas do cd, outra que me toca meu coração é Consolador. Merecia mais destaque.
ResponderExcluir